É necessário fazer escritura pública de compra e venda?

Um questionamento comum é sobre a necessidade de se lavrar uma escritura pública de compra e venda para efetivar a compra ou venda, requisito esse que o código civil exige para que o negócio seja válido.

Essa exigência, busca trazer uma maior segurança aos contratos de compra e venda, esses contratos serão lavrados perante um agente público dotado de fé pública, trazendo uma presunção de higidez daquele contrato.

Via de regra a escritura pública é necessária, mas há casos em que a lavratura da escritura pública de compra e venda não é necessária, são hipóteses em que o legislador desobrigou a lavratura da escritura pública.

Em nosso ordenamento temos algumas exceções e dentro dessas exceções o próprio artigo 108 do código civil já traz uma das possibilidades, qual seja, compra e venda de imóveis que não ultrapasse o valor de 30 vezes o valor do maior salário mínimo vigente.

Do mesmo modo, a Lei n° 9.514/97, Lei que trata sobre a alienação fiduciária de bens imóveis, também excepciona a exigência de escritura pública de compra e venda, dessa maneira o próprio instrumento particular (o contrato) serve como documento hábil e idôneo para ser averbado na matrícula do imóvel.

Dessa forma, nem sempre será exigível a lavratura de escritura pública para que o contrato de compra e venda seja válido e possa ser registrado ou averbado na matrícula do imóvel.

Tags

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comprou um imóvel ? E o ITBI foi cobrado corretamente?

O Imposto sobre transmissão de bens imóveis – ITBI, é um imposto municipal que tem como um dos fatores de incidência a compra/venda de bem imóvel. Sempre que ocorre a venda de um bem imóvel (casa, apartamento, lote ou gleba) há incidência desse imposto que corresponde a um percentual entre 2% a 3% do valor do imóvel.

Leia Mais

Vou deixar o imóvel preciso avisar o locador?

Sim, quando o contrato ainda está em vigor, ou seja, o contrato ainda está dentro do prazo determinado pelas partes o locatário deverá avisar o locador que irá deixar o imóvel, esse aviso nesse caso em específico não retira a responsabilidade pelo pagamento da multa fixada no contrato.

Leia Mais